sexta-feira, 12 de maio de 2017

Seminário: Em defesa dos Territórios Camponeses e do bem viver frente à expansão do capital






Sabe-se que atualmente os grande produtores rurais e latifundiários estão querendo "tomar de conta" da agricultura, agropecuária, dentre outros, e consequentemente destruir os pequenos produtores rurais. Então os camponeses do município de Apodi e cidades vizinhas estão unindo forças para combater os grandes produtores, defender a agricultura familiar e ter uma vida digna, o que é direito fundamental expresso na atual constituição federal de 1988.

Nos dias 10 e 11 de maio de 2017, aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, um seminário e debate dessas problemáticas enfrentadas pelos camponeses. De início o presidente do sindicato Agnaldo Fernandes abriu o evento e posteriormente iniciou-se um debate com o ex-presidente do Sindicato Edilson, em que mostrou os perigos dos agricultores futuramente com a falta de água, o que já afeta várias cidades circunvizinhas. Posteriormente outros convidados também puderam dar a sua contribuição para o debate, como foi o caso de Andreza, professora da UERN, que falou um pouco sobre "os conflitos ambientais na chapada do Apodi e as ameaças à saúde, ao trabalho e ao meio ambiente".

Andreza se mostrou bastante atenciosa com a problemática, destacando e mostrando para a população o que seria a saúde, o bem viver, o bem estar. Destacou também em sua fala o perigo dos agrotóxicos na saúde humana e mostrou casos reais que aconteceram, como várias doenças causadas pelo uso e até óbitos. Frisou que os camponeses e agricultores tem que se unir e lutar, e não deixar acabar com a agricultura familiar, pois muitos vivem desse trabalho e desejam com o mesmo o bem estar para si e suas famílias.

No decorrer do seminário pode-se perceber a presença e atenção dos vereadores do município para com os camponeses, Bebé Gama, Genivan Varela e Gilvan Alves. Os camponeses se mostraram muitos empenhados com o debate, decidiram que vão lutar com todas as forças e não estão dispostos a abrir mão da pequena produção, assim como desejam ter uma vida digna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário