segunda-feira, 17 de abril de 2017

Potencialidades do Vale do Apodi: Uma fonte de renda familiar

Nesta semana Santa, o Vereador Bebé Gama prestigiou o trabalho de seus colegas agricultores na zona rural do município de Apodi. Como de costume, Bebé sempre valorizou essa classe de trabalhadores a qual o mesmo pertence, mais conhecida como agricultores familiares. No presente momento, as famílias as quais o vereador visitou e elogiou o trabalho foram a do mais conhecido no sitio Carpina pela criação de peixe, o Toinho de Sérgio, como também o João de Deus muito popular na comunidade pela fabricação de Beijus e tapiocas na sua própria casa de farinha.

  • Criação de Peixes


  Fotos: Assessoria de comunicação

O Toinho de Sérgio, como é mais conhecido na comunidade, é de costume vender peixe cotidianamente e também na semana Santa. No seu sítio, o mesmo desenvolve o seu trabalho com alguns trabalhadores que o auxiliam devido a grande quantidade de criatórios de peixes. Vale ressaltar que a criação de peixes é bastante organizada e protegida contra a ação de diversos pássaros.

Ao todo são 14 "tanques" em que estão presentes duas qualidades de peixes, são Tilápias e Tambaquis. O proprietário destacou que na Semana Santa a venda aumenta muito devido a tradição do povo em buscar a carne de peixe como alimento para a quinta e sexta-feira santa, como também frisou que todo o trabalho é desenvolvido dentro das normas ambientais. O Vereador parabenizou o trabalho devido o mesmo ser oriundo da mesma classe trabalhista de agricultores e destacou que esse trabalho é muito importante pois sabemos que o produto que estamos consumindo é de ótima qualidade.

  •  Produção de Tapiocas e Beijús 

 Fotos: Assessoria de comunicação

Em outro momento o vereador Bebé Gama juntamente com a sua assessoria esteve prestigiando também outro colega agricultor João de Deus, em sua residência situada no sitio Carpina, zona rural do município de Apodi. Relatou o vereador em sua visita: "Sempre é importante conhecermos o trabalho dos nossos colegas agricultores, pois é uma classe de trabalhadores que além de fazer parte, conheço bastante". 

Em sua casa de farinha, ligada a sua própria residência, o que facilita o trabalho, João de Deus, o "chefe familiar", conta a ajuda de dois filhos para a fabricação dos produtos, tapiocas e beijus, em que neste caso gera renda para aproximadamente 3 famílias. A fabricação de tapiocas e beijus é rotineira, mas o proprietário salientou que na "semana santa" as vendas aumentam e consequentemente o trabalho é dobrado, como também destacou que todo o trabalho é realizado dentro das leis ambientais.

Em uma conversa bastante prolongada com o proprietário, o vereador  Bebé Gama destacou ainda o seguinte para João de Deus, "É importante não deixar essa tradição de possuir "casas de farinha" se acabar, pois sabemos que antigamente isso era comum, mas hoje com as novas tecnologias, esse trabalho manual, as vezes fica um pouco esquecido pela população", frisou o vereador. Aproveitou o vereador também no final da tarde para adquirir os produtos e degustar com a sua família, que por sinal são de ótima qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário